martes, 29 de noviembre de 2011

Cidade antiga amuralhada de Shibam. مدينة شبام القديمة وسورها. IÊMEN

مدينة شبام القديمة وسورها


مدينة شبام القديمة وسورها Fonte: Patrimonium Mundi

"O cluster de altura de secos ao sol casas de tijolos de barro torre da cidade do século 16 murada de Shibam, que se eleva para fora do penhasco de Wadi Hadramaut tem sido descrito como um 'Manhattan' ou 'Chicago' do deserto. Localizado em uma parada da caravana importante na rota das especiarias e do incenso em todo o planalto da Arábia do Sul, a cidade de habitações até sete andares de altura desenvolvidos em uma fortificada plano de grade, retangular de ruas e praças. A cidade é construída sobre um esporão rochoso várias centenas de metros acima da cama wadi, e substituiu um acordo anterior que foi parcialmente destruída por uma inundação maciça em 1532-3. A mesquita sexta-feira as datas em grande parte do século 9o ao 10o eo castelo do século 13, mas o primeiro assentamento originadas no período pré-islâmico. Tornou-se capital do Hadramaut após a destruição em 300 dC do anterior capital de Shabwa, que foi localizado mais a oeste ao longo do wadi. No final do século 19, os comerciantes de retornar da Ásia regenerado da cidade murada e desde então tem se expandido para o desenvolvimento da margem sul do wadi formando um novo subúrbio, al-Sahil. Abandono do sistema de gestão agrícola inundação de idade no wadi, a sobrecarga dos sistemas tradicionais sanitário pela introdução de abastecimento de água e modernas, com drenagem inadequada, juntamente com mudanças no manejo do gado têm contribuído para a decadência da cidade.
O layout densa de Shibam cercado por casas contíguas torre dentro das paredes exteriores expressou uma resposta urbana para a necessidade de refúgio e proteção por famílias rivais, assim como seu prestígio econômico e político. Como tal, a cidade velha murada de Shibam e sua configuração em Wadi Hadramaut constituem um excelente exemplo de assentamentos humanos, uso da terra e planejamento urbano. A arquitetura interna de Shibam, incluindo seu impacto visual saindo da planície de inundação do wadi, design funcional, materiais e técnicas de construção é uma expressão excelente, mas extremamente vulneráveis ​​de árabes e muçulmanos cultura tradicional.
A paisagem em redor da terra irrigada série que tem sido, e ainda está em uso agrícola, constitui um sistema econômico integrado que envolve a agricultura onda, a geração de lama e o uso de lama para a construção civil que não existe mais no resto da região." Fonte: UNESCO

Video em idioma Árabe

Video em idioma Espanhol

Video em Inglês