Fonte: Jornal da Globo
"Segundo a The Economist, a mobilidade nas grandes cidades brasileiras, ou a falta dela, é uma das maiores travas para o crescimento do país na próxima década. Em 12 megalópoles examinadas pelo estudo, São Paulo é a que tem o menor sistema. E, pior, cresce devagar. A capital paulista tem 64 quilômetros. Seul e Cidade do México, que começaram a construir seus metros na mesma época, têm rede mais de três vezes maior. O estudo lança um olhar de fora sobre problemas que os brasileiros conhecem bem. O engenheiro Horácio Figueira concorda que a linha quatro é um exemplo. Mas para ele, a solução não passa só pelo metrô. 'O metrô é uma das soluções, mas ele sozinho nunca vai atingir os dois, três mil quilômetros de vias na cidade de São Paulo. Você tem que ter metrô associado à uma grande malha de corredores de ônibus, e faixas exclusivas de ônibus onde você tem eficiência no transporte sob trilhos e eficiência no transporte sob pneus'. Curitiba, que mesmo sem metrô já foi exemplo mundial de transporte público, agora vai investir nos trens subterrâneos. Veja o vídeo." (Fonte: Jornal da Globo)